Com o envelhecimento, a face pode perder gordura, apresentando rugas, flacidez e um aspecto caído. Para melhorar estas características, pode realizar-se um enxerto de gordura, mais conhecido como lipoenxertia facial. É um tratamento com a finalidade de devolver o volume e preencher áreas específicas da face.
O procedimento é realizado através de um transplante de células de gordura do próprio paciente, os adipócitos. Para a obtenção dessa gordura, realiza-se uma pequena lipoaspiração, normalmente na região do abdômen inferior, coxas ou flancos. Como as células enxertadas já faziam parte do organismo da pessoa, o transplante não tem risco de causar nenhum tipo de reação alérgica. Além disso, os médicos cirurgiões da Clínica San Martin explicam que a gordura enxertada possui células tronco, capazes de proporcionar a formação de novas células de tecido cutâneo, trazendo renovação à região facial.
Antes de ser utilizada, a gordura precisa ser preparada por uma técnica de centrifugação, para a retirada de sangue, células de gordura rompidas e resíduos de anestésico. Após essa preparação, o transplante é feito através de cânulas, muito finas. O procedimento pode ser realizado com anestesia local, com sedação ou com anestesia geral e dura aproximadamente 2 horas. Os locais mais comuns para a aplicação da gordura são a região malar, a periorbital, a temporal e a labial.
Os resultados da lipoenxertia facial podem ser percebidos logo após o tratamento, tornando-se, contudo, mais evidentes após a primeira semana da aplicação, quando o inchaço diminui. O tratamento proporciona uma face remodelada e rejuvenescida, com volume harmônico, correção de assimetrias e redução de rugas e vincos.
As cicatrizes são muito pequenas e localizam-se normalmente no couro cabeludo ou em vincos da face, ficando quase invisíveis. O paciente pode retornar às suas atividades habituais em 5 dias e aos exercícios físicos após aproximadamente 2 semanas.