A abdominoplastia é a cirurgia que retira o excesso de pele da região do abdome, sendo efetiva, por conta disso, na redução das áreas afetadas por estrias.
Depois de grandes perdas de peso, é comum que a pele da região do abdome não acompanhe a redução do volume do corpo, tornando-se flácida. Além do emagrecimento, isso pode ocorrer a mulheres que passaram por múltiplas gestações e a pacientes que têm tendência a maior flacidez cutânea. Nesses casos, a Clínica San Martín é procurada para realização de uma abdominoplastia.
Os tipos de abdominoplastia mais realizados na Clínica San Martín são a abdominoplastia clássica – retirada do excesso de pele – e a abdominoplastia extensa, em são retiradas também as porções laterais do abdome (flancos). Há, ainda, a lipoabdominoplastia, em que é feita a lipoaspiração para retirada de gordura e de pele em excesso. Por fim, há a miniabdominoplastia, ou abdominoplastia parcial, em que retira-se o excesso de pele da região abaixo do umbigo.
A cirurgia, de modo geral, é feita com duas incisões: uma vai do púbis à região do umbigo e outra vai de um quadril a outro, na altura da região pubiana. Após a realização cuidadosa dessas incisões, faz-se a retirada do excesso de pele e fecha-se com uma sutura delicada e discreta.
Antes do procedimento cirúrgico, o paciente terá diversas consultas com o cirurgião plástico, que irá avaliar qual tipo de cirurgia plástica abdominal é a melhor para o seu caso. O tempo da cirurgia é variável, durando, em média, entre duas e três horas. A anestesia pode ser raquidiana, peridural com sedação, ou anestesia geral.
É importante ter em mente que o período pós cirúrgico é de suma importância para o resultado final. Deve-se evitar movimentos bruscos, utilizar cintas compressoras, manter uma ingestão alta de líquidos e uma alimentação saudável. Assim, o resultado final será o melhor possível, trazendo autoestima e confiança.