A lipoaspiração a laser ou Lipo-Guiada utiliza um aparelho a laser com o objetivo de “derreter” a gordura localizada para depois aspirá-la. É um procedimento relativamente novo. Comparado com a lipoaspiração tradicional, apresenta a vantagem de sugar apenas a gordura, oferecer um melhor contorno da silhueta e estimular a produção de colágeno.
O derretimento da gordura ocorre pois a onda luminosa do laser é absorvida pela célula, que converte a luz em energia térmica, a qual derrete a gordura. Além disso, o laser é capaz de promover uma retração da pele, fazendo com que ela fique mais firme e menos flácida. O procedimento é indicado para pessoas maiores de 18 anos, que possuem gordura localizada em regiões como papada, axilas, braços, abdome, cintura, culote e coxas. Se a área for muito pequena, não há necessidade de internação.
A segurança e a eficácia do laser são comprovados por estudos científicos, os quais demonstram até 30% de melhora na flacidez. O procedimento é realizado com uma câmera térmica que guia o cirurgião e transmite os dados de radiação infravermelha, que é traduzida em temperatura. Dessa forma, o profissional consegue trabalhar na temperatura ideal para o procedimento, evitando o risco de queimaduras e otimizando os resultados.
Em comparação com a lipoaspiração tradicional, a recuperação tende a ser mais tranquila: os pacientes ficam com menos hematomas, menos inchaço e sentem menos dor. As incisões do procedimento são pequenas, variando de 3 a 4mm e localizam-se em áreas escondidas, como na dobrinha do bumbum, nas axilas, nas marquinhas de biquíni e sunga ou dentro do umbigo.
Os cirurgiões plásticos da Clínica San Martin explicam que os resultados podem ser observados entre 1 e 6 meses, tempo necessário para a redução do inchaço e o retorno da pele que pode ficar solta.