O umbigo pode sofrer alterações devido a diversos fatores, como hérnia umbilical, cicatrizes, excesso de gordura ou pele, protuberância congênita, estenose (umbigo fechado), gravidez, efeito sanfona, entre outros. Sua aparência pode então ser motivo de insatisfação para muitas pessoas.
Mas é possível corrigir essas alterações umbilicais através de um procedimento cirúrgico. A onfaloplastia é uma cirurgia plástica de correção do umbigo, que pode ser associada à correção de hérnia umbilical ou à abdominoplastia, quando necessário.
A cirurgia é feita através de uma incisão na pele do umbigo ou em torno dele. A incisão pode ter formatos diversos (linear, em cruz, circular, quadrangular, etc), dependendo da característica de cada umbigo.
Segundo os médicos cirurgiões da Clínica San Martin, o procedimento é realizado com anestesia local, associada à sedação, ou anestesia geral. O procedimento dura em média de 1 a 2 horas. Mas, quando associado à abdominoplastia, sua duração aumenta consideravelmente. As cicatrizes variam conforme a técnica cirúrgica escolhida, são discretas e normalmente em formato circular ou de meia-lua.
No pós-operatório, é importante manter repouso e evitar movimentos bruscos com a região abdominal por uma semana. Grandes esforços físicos podem ser realizados após um mês. Além disso, recomenda-se a utilização de cinta compressiva e drenagem linfática para redução dos edemas. Evitar a exposição solar nas primeiras semanas também é importante, para evitar manchas. Os pontos podem ser retirados após 10 ou 15 dias.
Através da onfaloplastia, é possível melhorar o aspecto estético do umbigo, deixando-o bonito e harmônico com o formato do abdome de cada paciente. Na Clínica San Martin, temos profissionais especializados na promoção desses resultados.