A mastopexia ou lifting de mamas é uma técnica conhecida por fazer o reposicionamento do tecido mamário e das aréolas, a partir da remoção de excesso de pele e de gordura, tendo como objetivo melhorar o contorno mamário e a aparência dos seios. Atualmente muitas mulheres têm procurado realizar esse procedimento cirúrgico com o intuito de melhorar a autoestima e a confiança.
Grande parte das pacientes que procuram por esse procedimento sofrem de ptose mamária, uma condição benigna e fisiológica que se caracteriza por um aumento da flacidez do tecido mamário, o que culmina em perda de nivelação, ou queda das mamas. Pode ser causada tanto pela ação da gravidade ao longo do tempo quanto por uma perda abrupta de volume mamário, após a amamentação ou após significativo emagrecimento (sendo comum em pessoas que passaram por cirurgias bariátricas).
Existem, basicamente, quatro técnicas para a realização da mastopexia: a âncora, a circumareolar, a periareolar e a vertical. A técnica escolhida varia de acordo com o grau de ptose mamária, sendo as técnicas circumareolar e a periareolar as menos invasivas, apresentando menores chances de complicações pós-operatórias. A técnica circumareolar consiste na realização de uma pequena incisão ao redor da aréola. A técnica periareolar, por sua vez, realiza uma incisão em forma de meia lua. Ambas as técnicas são indicadas para pacientes que apresentam grau leve de ptose mamária. Já as técnicas vertical e âncora consistem na realização de incisões maiores, sendo indicadas nos casos em que o grau de ptose mamária é mais acentuado.
Vale ressaltar que, em alguns casos, é sugerida a colocação de próteses de silicone durante a realização da mastopexia, principalmente quando a paciente apresenta pouco tecido mamário e deseja seios mais volumosos, explicam os médicos da Clínica San Martin.
O período pós-operatório tende a ser tranquilo, desde que as pacientes sigam adequadamente as orientações prescritas pelo cirurgião plástico. Por exemplo, é fundamental usar sutiãs cirúrgicos durante o tempo recomendado pelo médico, a depender das particularidades de cada caso. Além disso, alguns hábitos devem ser evitados nesse período, como o tabagismo, a ingestão de álcool e a realização de exercícios físicos intensos.