A utilização de brincos pesados, alargadores, assim como acidentes, podem acabar causando um rasgo no lóbulo da orelha. A lobuloplastia é o procedimento cirúrgico para a correção desse lóbulo rasgado ou do furo alargado. É uma cirurgia indicada para os indivíduos que se incomodam com a estética da orelha rasgada ou alargada.
Segundo os cirurgiões plásticos da Clínica San Martin, a lobuloplastia pode ser realizada em indivíduos maiores de 16 anos, que não possuam hipertensão ou diabetes mal controlada e que não estejam com os ouvidos infeccionados.
Durante a cirurgia, é realizado um corte em formato de triângulo na parte inferior das orelhas e feita a união das bordas do tecido por pontos de sutura, com o objetivo de corrigir o rasgo ou diminuir o furo.
Além disso, o procedimento é simples, não necessita de internação e pode ser realizado em consultório. A cirurgia é feita com anestesia local e dura de 30 a 60 minutos. Normalmente, é um procedimento indolor e de rápida recuperação. Após a lobuloplastia, o paciente já pode voltar para suas atividades habituais.