A prótese de bíceps é indicada tanto para homens que desejam um volume maior na região e não possuem tempo para fazer academia quanto para os que fazem academia, já atingiram sua hipertrofia máxima e querem um volume ainda maior. Assim, o objetivo da prótese de bíceps é melhorar a projeção insatisfatória na região anterior do braço.
Para a inserção dos implantes, é realizada uma pequena incisão de cerca de 3 cm na região da axila, ficando praticamente imperceptível. O material da prótese é um silicone em gel coesivo, que possui o formato semelhante à musculatura da região, proporcionando um resultado muito natural.
Além de aumentar o volume dos braços, as próteses também reduzem o excesso de pele, deixando os braços com aspecto mais firme e torneado. Os cirurgiões plásticos da Clínica San Martin explicam que o tamanho das próteses varia de acordo com o tamanho do tórax, a altura e estrutura óssea de cada paciente.
Essa cirurgia é indicada para homens acima de 18 anos. Para realizar o procedimento, é necessária anestesia geral ou peridural. Geralmente, o paciente pode ter alta 24h depois da cirurgia. No pós-operatório, é comum a presença de edema localizado, que melhora ao longo dos dias. Segundo os cirurgiões da Clínica San Martin, a recuperação dura aproximadamente 7 dias. Depois desse período, o paciente pode voltar a realizar suas atividades habituais. Além disso, é necessário utilizar um modelador nos braços durante 30 dias. Os exercícios físicos envolvendo a musculatura dos membros superiores podem ser liberados 3 meses depois da cirurgia. Antes disso, pode-se realizar exercícios leves que não demandem dessa musculatura, como caminhadas. Pode levar de 3 a 6 meses para a área desinchar por inteiro e aparecer o resultado final.