As pintas ou nevos são lesões planas ou elevadas, formadas por um conjunto de células ricas em melanina, responsável pela pigmentação da pele. Essas lesões podem surgir por fatores genéticos e também pela exposição ao sol. Em algumas pessoas, essas pintas podem gerar um incômodo estético, coçar, inflamar, apresentar pelos e variar de um tamanho pequeno, médio até gigante, atingindo grandes áreas do corpo.
Segundo os cirurgiões plásticos da Clínica San Martin, é muito importante examinar bem as pintas ou nevus, para identificar se há algum risco de malignidade e mandar para biópsia, se for necessário. Os critérios de avaliação das pintas são 5: assimetria, bordas irregulares, cores, diâmetro e evolução. Quando está presente algum desses fatores, há suspeita de malignidade (tumor de pele).
Conforme o caso de cada paciente, apresentando nevus profundos ou superficiais, com ou sem suspeita de malignidade, pode-se realizar desde uma remoção superficial, que não necessita de pontos, até uma remoção cirúrgica com sutura e pontos. A anestesia é local e a cicatriz normalmente é pequena ou até imperceptível.
O procedimento é realizado com anestesia local e não é necessária internação. Após a remoção das pintas, alguns cuidados podem ser recomendados. A Clínica San Martin possui profissionais experientes na área.