A blefaroplastia é a cirurgia que corrige as imperfeições na região das pálpebras, causadas pelo envelhecimento. Apesar de ser feita na maioria das vezes por questões estéticas, a blefaroplastia pode ser procurada por questões funcionais, já que o excesso de pele nas pálpebras pode causar ptose (caimento das pálpebras pelo enfraquecimento muscular da região), ou pseudoptose (caimento das pálpebras por excesso de pele). Outro motivo para essa cirurgia é a xantelasma (formação de bolsas de colesterol na região).
A Clínica San Martin tem uma equipe de médicos cirurgiões plásticos com experiência neste procedimento. Os profissionais explicam que a blefaroplastia consiste no remodelamento da pele da região em volta dos olhos. É feita com anestesia local, durando em torno de quarenta minutos. Primeiro, são marcadas as áreas de pele em excesso a ser retirada e é feita uma incisão com bisturi frio. Em seguida, é realizada uma cauterização com bisturi elétrico e, através das incisões, o excesso de pele é retirado e as pálpebras são remodeladas da melhor forma possível. A sutura é realizada com pontos absorvíveis ou pontos removíveis. A blefaroplastia pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos faciais, sendo essa possibilidade avaliada, a cada caso, por um médico da Clínica San Martin.
A alta costuma ser no mesmo dia e é importante que os pacientes tomem cuidado com a região, evitando dormir com a face voltada para o travesseiro, utilizando compressas frias para a redução de hematomas e edemas e, ainda, deixando de utilizar maquiagem durante o período orientado pelo médico.
O resultado final da cirurgia pode ser visto após seis meses. Mesmo assim, os médicos da Clínica San Martin apontam que é possível perceber grande diferença logo após o procedimento e os pacientes costumam sair da clínica já muito mais satisfeitos e seguros.