A harmonização facial envolve diversas técnicas e procedimentos não cirúrgicos, que têm como objetivo a correção de assimetrias ou desproporções faciais, trazendo um aspecto mais harmônico esteticamente. Dentre os procedimentos, destacamos o preenchimento facial, com ácido hialurônico ou PMMA.
O ácido hialurônico é um material temporário, com ação harmonizadora de até 2 anos, dependendo da substância e viscosidade. Já o PMMA é um material definitivo. Os médicos da Clínica San Martin reforçam que ambos são seguros e trazem resultados satisfatórios.
Inicialmente, é feita uma consulta para avaliação do paciente, análise minuciosa de seus desejos e metas, para o planejamento individualizado da harmonização e das aplicações nas áreas a serem corrigidas.
Aumentar a projeção da face é uma das principais demandas dos pacientes. Isso geralmente pode ser feito com algumas estratégias de preenchimento: suavização do aspecto retrognata, com a saliência do ângulo da mandíbula ou do mento; preenchimento da área das maçãs do rosto (região malar); preenchimento do “bigode chinês”; preenchimento labial e das olheiras, elevação de supercílios (Fox eyes).
O procedimento é feito com aplicação prévia de anestésicos locais, seguida pela injeção dos materiais preenchedores nas áreas pré-definidas. Dura em torno de trinta minutos, é minimamente invasivo e praticamente indolor. Ao fim, o paciente pode apresentar um leve inchaço do rosto, que é inofensivo e não compromete a rotina.
O resultado é percebido imediatamente após o procedimento. Entretanto, os médicos da Clínica San Martin recomendam um retorno em aproximadamente 15 dias, para reavaliação do resultado e, se necessário, retoque de alguma área.