Lipoma é o acúmulo de tecido adiposo circulado por uma cápsula fibrosa em uma região subcutânea. É formado por células maduras de gordura. É macio ao toque e normalmente indolor. Essa condição é caracterizada como um tumor benigno e não tem nenhuma relação com câncer. Ocorre em aproximadamente 1% da população mundial. Fatores genéticos podem contribuir para o seu desenvolvimento. Podendo aparecer em axilas, coxas, ombros, pescoço, etc., os lipomas geram insatisfação estética em muitos indivíduos.
A remoção do lipoma pode ser realizada através de uma liposucção, quando esse tumor é macio. Mas, dessa maneira, é difícil garantir a remoção completa do nódulo, aumentando as chances de recidiva. Por isso, opta-se geralmente pela cirurgia. A remoção cirúrgica é um procedimento simples, realizado normalmente com anestesia local. Caso o lipoma seja grande, pode-se associar a anestesia local à sedação intravenosa, ou utilizar outro tipo de anestesia. Com esse procedimento, é possível remover completamente o lipoma e sua cápsula fibrosa. Assim, a chance de recorrência da lesão é praticamente nula.
Os médicos cirurgiões da Clínica San Martin explicam que o pós operatório é muito tranquilo e de simples recuperação. Nos primeiros dias após a remoção do lipoma, pode ser recomendado que se evite levantar pesos ou praticar exercícios físicos. Em caso de dor, pode-se indicar a administração de analgésicos. Normalmente, em poucos dias o paciente já pode retornar às suas atividades habituais.