Toxina Botulínica (BOTOX)

A toxina botulínica é uma substância neurotóxica, produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que tem ação anticolinérgica (bloqueia a liberação de acetilcolina) nas fibras musculares, paralisando-as. Dessa forma, perde-se a força e o poder contrátil do músculo atingido por essa toxina.

Atualmente, a toxina botulínica é amplamente utilizada no tratamento de certas afecções, como enxaqueca, bruxismo, hiperidrose (suor excessivo) e doenças neuromusculares. Além disso, o Botox® é um dos principais e mais tradicionais pilares na cosmiatria e tratamento rejuvenescedor de face.

O Botox® é aplicado em regiões musculares tensionadas ou que estejam causando incômodo estético no paciente, geralmente em regiões de face, por conta da aparição de linhas de expressão. Os cirurgiões plásticos da Clínica San Martin garantem tratar-se de um procedimento rápido, não invasivo e muito seguro, que traz resultados excelentes ao paciente. Esse procedimento é feito com injeção da toxina botulínica em regiões da face, conforme planejamento terapêutico-estético do paciente. A agulha utilizada é de calibre muito fino, o que torna o procedimento quase indolor.

Comumente, as regiões em que mais se aplica são: glabelar (entre as sobrancelhas), frontal (testa) e periorbicular (ao redor dos olhos). O Botox® atua diminuindo as marcas de expressão, pés de galinha e rugas da idade, rejuvenescendo a aparência do paciente. Outras funções estéticas incluem a redução do sorriso gengival, o levantamento dos olhos (ocidentalização de face oriental) e o levantamento do nariz.

Após a aplicação do Botox®, são necessários alguns cuidados especiais nas primeiras horas e um tratamento de manutenção. Nas primeiras horas, o paciente deve evitar a movimentação da região ou massageamento desta, evitar exercícios físicos e uso de relaxantes musculares. Esses cuidados são essenciais para a toxina não se dispersar para regiões indesejadas e comprometer o objetivo estético.
O Botox® tem uma duração terapêutica em torno de 4 a 6 meses, conforme o paciente.

Compartilhe

Agende sua Consulta

Atendimento

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!